quinta-feira, 17 de julho de 2014

da natalidade

enquanto se focar a discussão em como aumentar a taxa de natalidade, sem haver uma real discussão sobre a família não vai haver qualquer alteração, muito menos positiva, na primeira. num pais que não protege a família, que afasta cada vez mais os cônjuges, que os faz trabalhar cada vez mais e mais longe de casa (com todo o tempo perdido em viagens que tal implica), que permite horários tudo menos familiares, que afasta as pessoas do convívio interno, mas faz tudo para as colocar em centros de consumo ao fim de semana, que não permite que quando um ente querido morra se vá sequer ao funeral, enquanto formos números e máquinas isoladas no mundo não vai haver espaço para ter bebés, não há tempo, não há dinheiro, não há disposição. 
uns amigos meus, casal e dois filhos, que emigraram para a suiça no verão passado, disseram-me que foi lá que ganharam família. lá ganharam tempo juntos que cá não tinham. os fins de semana são de família por falta de opção, com os shoppings/lojas fechados obrigam-se a estar uns com os outros. as escalas de trabalho são feitas tentando coordenar os fins de semana com os maridos, nem sempre é possível, mas nunca também é má vontade.
com alguns dos incentivos só consigo rir mesmo. achar que alguém vai ter um (ou mais um) filho por causa das alterações no irs é o cumulo do desconhecimento do problema. 
enquanto não se discutir família, não se deve discutir natalidade. é começar pelo fim. discutir natalidade sem perceber o que se passa com as nossas famílias (expectativas, necessidades, dificuldades), não é só demagogia é querer separar o inseparável.

Sem comentários:

Enviar um comentário