quarta-feira, 21 de novembro de 2012

rabaçal e penela

sabem aquelas viagens que nos colocam na caixa do correio, com apresentações comerciais de produtos para a casa ou saúde, a meio de um dia fantástico não sei onde durante um dia, dois, três ou quatro, ou sei la quantos, sabem? agendadas todas as quintas ou sextas feiras, em dia que só um bom reformado pode... já sabem do que falo? daquelas coisas que toda a gente põe para o lixo assim que chegam? pois eu não deito fora. guardo bem guardadinhas, eu confesso. e organizo os passeios por dias: viagens de um dia, ou mais dias, nacional e internacional. e o que faço com elas? pois uso-as como ideias de passeio. e este fim de semana fui fazer um! penela e rabaçal! claro que não tenho apresentação comercial, nem passo metade do dia a comer como vejo nos programas, que lanche de manha, almoço e lanche de tarde, ver que e bom deve ser tudo cheio de pressa. mas aproveito a ideia do passeio e os sítios que propõe e tenho um passeio com calma a ver um sitio que de outra maneira não me lembraria de ir visitar. e foi um domingo bem passado! deixo a prova da sugestão de passeio da vida 10: 


fomos cedo! ainda estava cheio de nevoeiro no castelo de penela. estava um ambiente lindo! o castelo abre das 8:00 ate ao por do sol.


sou só eu que adoro a geometria dos castelos e as fotografias que se permitem?



me :)


como eu adoro árvores no outono, nuas, despidas, assim:


e depois fomos conhecer o rabaçal, sim o do queijo. nunca la tinha ido, mas fiquei a saber que tem um museu com artefactos romanos, onde encontrei uma guia simpatiquissima que explicou tudo com uma paciência enorme e um gosto que só quem faz aquilo que gosta transmite. 


um museu pequeno mas lindo e muito completo, com um custo de entrada de um euro e meio (preços especiais para estudantes e professores), numa povoação pequena, mas cheia de potencial. fomos visitar as ruínas (faz parte do bilhete) e, com o tal gosto que falei, ouvi a luta contra os arqueólogos naturais que são os coelhos, mas que infelizmente não tem o cuidados dos arqueólogos mais experimentados e destroem alguns artefactos na busca da sua toca perfeita, no meio da casa senhorial romana, repleta de painéis do século quarto. uma delicia ´e o que vos digo. ainda anda em escavação o spa dos senhores, então ainda não há muito para ver, mas descrevem piscinas de agua quente, agua frio, um spa em potencia ´e o que vos digo. as escavações são essencialmente feitas por jovens voluntários, aos quais ´e pago um valor simbólico por hora, com cama e uma refeição garantidas. uma ideia para quem tiver jovens disponíveis nas ferias. uma delicia. aconselho vivamente o passeio e a visita. a queijaria, onde podemos ver o fabrico do queijo e fazer um lanche com os diferentes tipos do mesmo esta fechada ao domingo, informação importante para quem faça a viagem pelo dito.
encontrei no museu, e não resisti a mostrar a todas as fashion victims que queiram fazer, o ultimo modelito nas passereles do século quarto:



3 comentários:

  1. Ahahhah! Essa última foto está genial! óptima maneira de aprender a fazer um vestido fashion :P

    Eu por acaso recebo muita publicidade dessa, conheço quem já tenha ido e gostado imenso! Mas não experimentei ainda.... é mesmo verdade que só vão reformados? ehehehe

    ResponderEliminar
  2. eu também nunca fui numa excursão organizada, mas quando as datas são sempre quintas feiras, pouca gente a trabalhar consegue ir...:) eu cá só aproveito as sugestões de passeio :)
    ***

    ResponderEliminar