domingo, 3 de junho de 2012

cataplana de amêijoas


pois reparei hoje que a minha dieta permite-me comer marisco à vontade! e claro fui logo desencantar o meu livro de petiscos, que estava guardado nos confins da minha estante de receitas, à espera que a dieta termine. claro que não comi aqueles pedacinhos de chouriço que deram um sabor delicioso, nem as tostinhas que no molho deviam ficar divinais, mas as amêijoas que delicia! cá em casa adoraram o voltar dos petiscos e o sabor desta maravilha. e as saudades que eu tinha de cozinhar um petisco! A receita aqui fica (do livro vamos petiscar!! da euroimpala):

ingredientes: 1.5 kg de amêijoas, 2 cebolas, 2 dentes de alho, 1 dl de azeite, 1 folha de louro, 1 ramo de salsa, 1 dl de vinho branco seco, 60g de presunto fatiado (eu não utilizei), 1/2 chouriço, 180 g de tomate, sal e pimenta.

concretização do petisco: lavei as amêijoas muito bem e em várias águas e reservei em água. piquei as cebolas e os alhos e levei ao lume com azeite na cataplana, juntamente com a folha de louro ( eu cortei em pedacinhos). adicionei a salsa e o vinho branco. cortei o chouriço em rodelas e, depois em meia lua. Pelei o tomate e retirei as sementes, cortei em pedaços e coloquei no refugado, com o chouriço (e o presunto se quiserem). e deixei estufar cerca de 10 minutos. coloquei sobre o refugado as amêijoas, tapei e levei ao lume, não muito forte por cerca de 10 minutos ( a receita dizia cinco, mas as minhas amêijoas estavam fechadas então esperei mais!).  virei a cataplana e esperei mais 10 minutos. e pronto directo para o prato!

bom apetite, uma delicia!

1 comentário: